quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Carta a uma amiga - Felicidade e relacionamentos

PARTE I

Querida Amiga,

Não resisto em começar por te dizer que És um Ser lindo e muito especial. Falo agora directamente para a tua essência, falo para a semente que tens escondida, esquecida há milhares de anos, num espaço secreto dentro do teu coração e que anseia por ser reencontrada. Ouve o que te digo e abraça estas palavras, deixa-as ecoar no mais fundo de ti: a Felicidade não é um momento. Não te contentes com a escassez da frase “Não há Felicidade, apenas momentos felizes”. A tua condição, a tua natureza é seres feliz, é para isso que cá estás. Ser feliz eternamente. Julgas que só tens direito a momentos felizes? Então e o resto do tempo? Resignas-te à infelicidade, ao sofrimento?...

Estamos sempre à procura de algo, contudo, frequentemente ou quase sempre, procuramos esse algo no exterior, isto é, fora de nós próprios. Mudamos de país, relacionamentos, compramos um carro topo de gama, telemóvel de última geração, a casa dos nossos sonhos, pomos a carreira profissional acima de tudo... enfim, a lista é quase interminável. Por momentos, sentimo-nos felizes, realizados com as nossas aquisições materiais, com a nossa nova relação amorosa, com o nosso novo posto de trabalho, tudo parece correr “às mil maravilhas”. Mas, com o passar do tempo, sentimos novamente o mesmo vazio, sentimos que nos falta algo. E aí lá vamos nós outra vez... sempre a procurar fora o que deveríamos procurar dentro de nós. A felicidade está dentro de ti e não em qualquer pessoa, posição, objecto ou lugar. É para ti que deves olhar e não para fora.

Procuras e procuras, porque estás esquecida de quem És na realidade. Encontrarás a felicidade quando te auto-conheceres. Tu És Amor! Essa é a tua essência! É isso que te falta encontrar – o Amor dentro de ti. Tal como a maioria dos seres humanos, estás ainda adormecida, esquecida de que És Amor e que é por Amor que aqui estás encarnada no planeta. Auto-conheceres-te é saberes quem na realidade És e o que andas aqui a fazer na Terra. Achas que a vida é só o que vês, achas que é por acaso que as pessoas se cruzam na tua vida, que te relacionas ou te apaixonas por uma pessoa? Achas que é por acaso que os teus pais são teus pais, será por acaso que me encontraste e estou agora a escrever estas palavras? Nada é por acaso amiga, nada! Tudo acontece como oportunidades para evoluirmos. Tu és muito mais do que aquilo que pensas ser. Não és só um corpo a vaguear pelo planeta. Isso é apenas o teu disfarce, o teu fato biológico. Tu És um anjo disfarçado de humano, um anjo esquecido que é um anjo, um ser de Luz de alta estirpe cósmica que se voluntariou, por Amor, para participar na experiência da Terra e dos Humanos. Não és um ser humano tentando trilhar um caminho espiritual, És um ser espiritual numa aventura humana. Esta é a perspectiva correcta.

“(...) o ESPÍRITO é a vossa verdadeira natureza. Aquilo que tu crês ser é, apenas, um dos muitos “tu” projectados ao longo do tempo em vários lugares deste e doutros planetas, em universos que vocês ainda não descobriram. No entanto, nada disto minimiza aquilo que percebes como ”tu”, pelo contrário tu és um ser imenso, multidimensional, uma magnífica expressão da Fonte, a qual, brilhante e amorosamente, trabalhaste, juntamente com outros, para que realizasse a função do ESPÍRITO. Em nenhum outro lugar, em nenhum planeta de qualquer Universo, existiu uma criação como a vossa! O simples facto de saberes que és parte integrante dessa façanha tão grandiosa deveria incrementar incomensuravelmente, o significado da tua vida (...) Portanto, trata de veres a ti mesma como o ESPÍRITO gozando de uma experiência humana, e não o contrário.” (in "Manual para a Ascensão")

Não foste atirada ao acaso para aqui. Todos nós temos uma missão global. Somos um Todo, somos Um. Não há separação, apesar de nos parecer que seja assim. O planeta, os humanos, o Universo são um e a mesma coisa, feitos do mesmo barro – o Amor. Estamos aqui para, através do nosso Amor, ajudarmos a transição da Terra e dos Humanos para uma Nova Era baseada no Amor e não no medo. Para isso temos que, primeiro, iniciar o nosso processo de despertar pessoal para depois conseguirmos despertar o mundo do seu sono profundo. É um sono, um sonho colectivo que dura há já milhares de anos. O tempo de mudança é Agora, pois estamos num momento cósmico grandioso. A mudança começa em ti e espalha-se por todos e por todo o lado naturalmente.

Esta é a busca que todos temos que realizar, mais tarde ou mais cedo, nesta ou noutra vida, neste ou noutro planeta. Tu tens a oportunidade de começares a encontrar-te a ti própria aqui e agora. Isto fica ao teu critério. És tu quem decide quando fazê-lo. Ninguém pode escolher por ti. Tudo parte de uma vontade interior, é uma resposta a um chamamento da alma que se quer reencontrar e não mais andar perdida. Cada vez mais as pessoas vão sentindo esta vontade de se auto-conhecerem, de saberem o que é a Vida e como funciona a trama Universal. É este o objectivo da tua experiência aqui: despertares, lembrando-te de quem És! É só isto que conta, amiga, nada mais. É para isso que cá estás! Então, quando começares a dar o primeiros passos no Caminho rumo ao teu próprio encontro, quando começares a polir o diamante que Tu És e a Luz do teu interior jorrar em todas as direcções, quando assumires a responsabilidade pela tua identidade cósmica, quando uma a uma a venda que tapa os teus olhos se for afastando, quando começares a sentir que há mais do que simplesmente o que vês, que és muito mais do que um simples corpo, que és um ser perfeito de ilimitada liberdade, então amiga, encontrar-te-ás... e o sofrimento será apagado da tua vida, porque compreenderás Tudo. Acima de tudo compreender-te-ás a ti própria. A felicidade ressurgirá no teu interior e, desta vez, nunca mais te abandonará.

Ouve isto com muita atenção: todas as experiências que vivencias, servem para te conduzir a essa lembrança. Todo o Universo está a teu favor! Isto é muito importante doce amiga. Mesmo que não te pareça e, por vezes, passares “maus” bocados, toda a engrenagem Universal está a ajudar-te a evoluir. Não há experiências “boas” nem “más”, há apenas oportunidades de aprendizagem, criadas por ti própria para te levar à lembrança de quem realmente és! O que aos teus olhos te pode parecer um grande problema e uma grande tragédia na tua vida, é simplesmente a situação certa que te proporciona uma oportunidade de evolução. Tenta ver a perfeição em Tudo, pois tudo é Amor. Isto é um grande desafio, eu sei, mas é este o trabalho que nos é proposto realizar nesta vida. Esta mudança de consciência é um grande poder. Repito mais uma vez: nada está contra ti e nunca tiveste culpa de nada! Sabe, agora, que agiste sempre da melhor forma, agiste de acordo com o teu grau de consciência na altura e não o poderias ter feito de outra forma. Era assim que tinhas de agir para poderes aprender aquilo que tiveste de aprender. Nunca, mas nunca te culpabilizes de nada. Isso é o que o teu Ego (o teu sabotador interno) quer que tu sintas para, mais uma vez, te amarrar ao medo, te afastar do Amor e adiar o teu despertar. Nunca te culpes, não culpabilizes, não guardes raiva nem mágoa de ninguém. O que podes e deves fazer é, primeiro, autoperdoares-te e, depois, perdoares todos aqueles que se cruzaram contigo. Isto não quer dizer que tenhas de conviver com uma pessoa que te fez “mal”. Quer dizer apenas que compreendes que essa pessoa está a cumprir a sua parte do Plano, está a agir de acordo com o seu grau de consciência, está a desempenhar o seu papel o melhor possível e... proporcionou uma qualquer lição que tiveste de aprender ou não. Perdoa-a e segue com a tua vida em paz.

PARTE II

Perdoa também a tua mãe e o teu pai, pois, tal como tu, também eles são actores cósmicos e estão aqui para te ajudar a evoluir, mesmo que tenham tido papéis que não te agradaram e que te fizeram sentir mal. O importante é que também os perdoes pois agiram da melhor forma possível. Os teus pais também estão aqui por Amor, mesmo que não o saibam. Também eles não têm culpa de nada. Podem não ter escolhido a melhor forma de manifestar o seu Amor, mas tenta reconhecer de forma positiva a intenção deles. A tua mãe e o teu pai fizeram os possíveis para te amar e proteger. Faz agora tu um esforço para perdoar e aceitar o que recebeste deles. Quando o teu pai e a tua mãe te conceberam, os seus planos energéticos fizeram um chamado ao qual uma alma da mesma vibração respondeu – TU! Consegues perceber o alcance disto? Portanto, compreende e perdoa. O perdão é uma practica fundamental do Amor. Perdoar é começar de novo. Vais sentir-te nova e as relações vão mudar, vão-se pacificar. Através do perdão obtens paz interior. Tens que te empenhar nisto, tentando libertar-te dessas lembranças menos boas de qualquer um dos teus pais (aqueles que te trouxeram ao mundo). Se não fizeres isto, em relação a eles ou a qualquer pessoa ou ser vivo à face da Terra, os teus canais energéticos irão se entupir e acabarás por te auto-destruir. A culpa, os remorsos, o rancor, o ódio são expressões do medo, são a voz do Ego. São autênticos venenos para a tua evolução e saúde. A única arma de que dispões para lutar contra isso é agir de acordo com a tua verdadeira natureza, agir com Amor – Perdoar as tuas próprias “falhas” e as “falhas” dos outros. Perdoas verdadeiramente quando reconheceres que todos aqueles com quem te cruzas estão também nas mesmas condições que tu: de passagem, de visita pelo planeta, cumprindo mais uma etapa evolutiva, somente para se lembrares de quem São.

Não te esqueças então amiga, que todas as situações da tua vida fazem parte de um plano posto em acção por ti própria, precisamente para fazer evoluir a tua consciência, para te fazer lembrar da tua origem cósmica, de quem realmente És.

Ora, os teus relacionamentos “amorosos” também não fogem a isto. “As relações são tarefas. Elas fazem parte de um vasto plano para a nossa iluminação, em que cada alma individual é conduzida a uma consciência maior e a um amor alargado (...) Não há encontros acidentais. Aqueles que têm de se encontrar vão encontrar-se, porque juntos têm potencial para estabelecer uma relação divina”, (in "Regresso ao Amor"). Estamos presentes na vida uns dos outros para percebermos em nós quais os pontos que necessitam de cura, para que assim consigamos curarmo-nos, isto é, despertarmos do velho sono. Mais uma vez procuramos no outro aquilo que deveríamos procurar em nós, andamos em busca da pessoa certa, chegamos ao cúmulo de procurarmos a nossa “alma gémea”. Essa é uma procura frustante e desesperada pois, tal como na essência não existe bem nem mal, não há pessoa certa, nem há a pessoa errada. O que existe é apenas Tu e as licões que a pessoa com quem te relacionas mais intimamente tem para te oferecer e vice-versa. A busca obcessiva de procurar a pessoa certa, o “tal”, o “mais-que-tudo”, o príncipe encantado, a alma-gémea, é apenas a vontade ardente de te unires com o teu Eu-Superior! De voltares ao Amor!

Não há diferenças entre o Amor de uma mãe, pai, irmãos, amigos e amantes. Não há divisões no Amor. O Amor é só Um e é o que está presente no nosso coração, é o que está presente em cada uma das nossas células. Está presente em todas as relações. Está presente em Tudo pois, Tudo é Amor. A Vida é Amor. O Amor é a grande e indefinível energia a que chamamos “Deus”. “Deus” não é nenhum homem de barba branca à espreita “lá de cima”! “Deus” é a Vida! “Deus” És TU! Somos Todos “Deus”. Se quiseres em vez da palavra “Deus”, podes defini-lo como “A Fonte que Tudo É”, ou a “Grande Fonte”, “Grande Espírito”, “Espírito” ou “Aquele que não tem Nome”. Somos filhos da Fonte. Através de nós a Fonte experimenta a matéria.

O nosso impostor ou sabotador interno, aquele que temos de aprender a reciclar, convidá-lo a vir do nosso lado menos luminoso para o nosso lado mais luminoso – o Ego – está sempre a dizer que, para o Amor chegar às nossas vidas temos de encontrar uma pessoa especial, que é essa pessoa que nos vai salvar. Acreditar nisso constitui uma barreira que irá impedir a chegada do Amor incondicional. O nosso desejo de encontrar o Amor nos outros assenta no facto de acreditarmos que estamos separados do Amor. Como já viste isso é uma impossibilidade. O Ego leva-nos a acreditar que precisamos de outra pessoa, quando, na verdade, temos tudo o que precisamos dentro de nós. Amor está no nosso íntimo e não nos outros. “Sempre que procurarem por alguém para vos dar o Amor que não estão dispostos a darem a vós mesmos, estão a criar a necessidade” (in "Telos" vol.I).

“Há razões espirituais para duas pessoas estarem juntas, o que vai muito além da mera pretensão humana de viver momentos de felicidade" (in "Yasmin"). Todos nós temos algo a ser curado e isso é o propósito para nos juntarmos com a outra pessoa. Não é por acaso que nos unimos. O objectivo é ajudarmo-nos, apoiarmo-nos, perdoarmo-nos, curarmo-nos uns aos outros. “Nós ajudamos a outra pessoa a aceder ao seu máximo ao acedermos ao nosso próprio máximo” (in "Regresso ao Amor"). Para estarmos verdadeiramente felizes numa relação, seja amorosa ou não, temos que estar felizes connosco, temos que nos amar (e já sabes o que isso quer dizer). Aí então estarás preparada para abrir as portas a uma relação baseada no Amor e não no medo.

“As relações que tanto desejam são, pois, criadas com base na necessidade e não na Unidade. Isto amigo, nunca resultará, pelo menos, nunca por muito tempo. Lembrem-se que numa relação desiquilibrada, os parceiros reflectem para o outro estes desequilíbrios de necessidade de posse, expectativas irreais, controlo, manipulação e assim por diante. Sempre que duas pessoas estão inteiras e completas consigo próprias, em equilíbrio com as suas energias feminina e masculina, estão tão enamorados de si próprios que não necessitam de quaisquer outros para satisfazer as necessidades emocionais. Sentem-se inteiros, felizes e com sucesso. Emanam alegria da vida com ou sem um parceiro. Não sentem a falta de amor e o vazio, o que sentem os que se encontram em desiquilíbrio” (in "Telos" vol.I).

As relações com os outros surgem como oportunidades para trabalharmos a nós mesmos, para ficarmos prontos a receber um Amor mais profundo e a aprender a amar os outros de maneira mais pura. “Os parceiros têm um papel de sacerdote na vida um do outro. Ajudam-se um ao outro a ascender às partes mais elevadas dentro de si mesmos” (in "Regresso ao Amor"). Os teus relacionamentos funcionam como um espelho para aprenderes e evoluires.

Espero ter conseguido mostrar-te um pouco a natureza da felicidade e dos relacionamentos que vamos tendo durante a vida. Agora nunca mais digas nem penses: “Não gosto de mim”. Isso é duvidares de ti própria. É a sentença final na tua auto-estima. É a auto-destruição rápida. Afasta de uma vez por todas esses pensamentos negativos. Deves dizer: “Eu gosto muito de mim!”. És um ser de Amor, És um ser perfeito e grandioso. Nunca, mas nunca duvides disso. Aliás, já sabes, agora, que só tens que te lembrar disso. “Eu não sei fazer isso”, disseste. Sabes sim amiga, sempre soubeste. É só decidires-te!. Começa por aceitares quem És e, pouco a pouco, com paciência e sem esperar resultados, recuperarás a consciência de quem És.

Falei para a semente do teu coração, como se tivesse preparado o terreno para ela poder florescer. Mas não te esqueças de pensar nela, de a ir regando para que possa crescer depressa e saudável. Recorda "O Principezinho": “Foi o tempo que perdeste com a tua Rosa que a fez tão importante. Tu és reponsável pela tua Rosa.” Lembra-te amiga que estou aqui para te ajudar!


Fica em paz amiga, continuarei a escrever-te mais cartas.

Este blog não tem comentários. Se quiseres fazer algum ou expor a tua opinião, poderás sempre fazê-lo enviando um email para: migstarseed@gmail.com. Obrigado.